Guia Completo para Bitcoin Cash (BCH)

Guia-completo-para-Bitcoin-Cash

🪙 O que é Bitcoin Cash (BCH)?

Bitcoin Cash é um sistema de caixa eletrônico descentralizado peer-to-peer que não depende de nenhuma autoridade central como um governo ou instituição financeira. Como tal, ele representa um redesenho fundamental da própria natureza do dinheiro. As principais características do Bitcoin Cash são:

  • Aberto a qualquer pessoa. Ninguém controla ou possui o Bitcoin Cash. Não há CEO, e não é necessário pedir permissão para usá-lo.
  • Pseudônimo. As identidades não estão vinculadas a transações. Isto ajuda a garantir que o Bitcoin Cash permaneça livre para ser usado por qualquer pessoa, sem censura.
  • Transparente. Todas as transações são registradas em um livro-razão público global chamado Blockchain. O livro razão é atualizado em intervalos regulares em blocos que estão conectados para formar uma cadeia. Isto permite que qualquer pessoa veja facilmente o histórico completo de propriedade e ajuda a eliminar o potencial de fraude.
  • Distribuído. O livro razão público (blockchain) é armazenado voluntariamente por uma rede de participantes conhecida como “nós”. Isto ajuda a garantir a longevidade da informação.
  • Baseado em regras. Os nós seguem um conjunto de regras (um protocolo) para chegar a um consenso sobre o estado do livro razão. Este consenso é o que constitui a ‘verdade’ quanto a quem possui o quê. O protocolo, entretanto, pode evoluir conforme os participantes exigem – embora haja um alto grau de consenso necessário para fazer mudanças. Isto faz do Bitcoin Cash um sistema quase político, com os participantes formando uma espécie de contrato social.
  • Imutável. A tecnologia implantada significa que, uma vez registrada na cadeia de bloqueio, as transações efetivamente não podem ser alteradas.
  • Seguro. Através de um processo conhecido como Prova de Trabalho (PoW), os “mineiros” competem para adicionar novos blocos à cadeia que constitui o livro razão (novamente, a cadeia de bloqueios). Os custos de hardware e energia associados à mineração PoW contribuem para a segurança da rede ao longo dos princípios da teoria do jogo, de tal forma que atacar a rede é proibitivamente caro e garante que o atacante não possa lucrar diretamente.
  • Fornecimento fixo. Apenas 21 milhões de moedas jamais serão criadas. Isto faz do Bitcoin Cash um ativo duro, como terra ou ouro, proporcionando uma oportunidade para que as pessoas armazenem valor no reino digital durante longos períodos de tempo.
  • Taxas baixas. O Bitcoin Cash permite transações confiáveis, rápidas e acessíveis de qualquer valor e independentemente da localização (incluindo transações transfronteiriças). Isto o torna uma alternativa eficaz às redes de pagamento como Visa e Mastercard.

Se você quiser comprar Bitcoin Cash (BCH), deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:

ExchangeProcessoVelocidadeFormas de pagamento
binanceMuito fácilMuito rápido (2-3 dias)pagoCOMPRAR
kucoinMuito fácilRápido (2-3 días)pagoCOMPRAR
bit2meFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
huboiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
blockfiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR

👥 Quem são os fundadores de Bitcoin Cash (BCH)?

Fundador-de-Bitcoin-Cash

O mundo tomou conhecimento do Bitcoin em 2008 quando uma entidade online anônima chamada ‘Satoshi Nakamoto’ compartilhou o Livro Branco do Bitcoin para uma lista de discussão online. A Satoshi desapareceu em 2011 e nunca mais foi vista online desde então. Nos anos seguintes, centenas de desenvolvedores no mundo todo continuaram a contribuir e melhorar o protocolo Bitcoin.

💰 Quantas moedas de Bitcoin Cash (BCH) existem em circulação?

O Bitcoin Cash tem exatamente o mesmo número de moedas que o Bitcoin, com o fornecimento total de BCH contando 21 milhões de moedas. Sua oferta circulante atual conta com pouco mais de 18,5 milhões de moedas, cerca de 89% da oferta total.

🔧 Como funciona o Bitcoin Cash (BCH)?

O Bitcoin Cash é liquidado usando um bloco maior (que é 4-8 vezes maior que o BTC, dependendo do uso da Testemunha Segregada) para processar as transações mais rapidamente.

Estas transações são suficientemente rápidas para que você possa fazer uma compra no varejo com BCH (como uma xícara de café), mas se você estivesse fazendo uma compra grande como um carro ou uma casa, você poderia optar por uma criptomoeda mais lenta e segura como o BTC.

A BCH e a BTC, portanto, cumprem papéis diferentes. Nem toda criptomoeda é uma reserva de valor, e nem toda criptomoeda precisa processar dados rapidamente para funcionar como uma transação de cartão de crédito. Faz sentido usar ferramentas diferentes para tarefas diferentes – como usar um cartão de crédito para restaurantes e uma transferência bancária para comprar uma casa.

Em última análise, o BCH é mais rápido e apresenta taxas de processamento mais baixas do que o BTC, mas ainda é usado com menos freqüência, já que os pagamentos diários em criptomoeda ainda não foram amplamente adotados. Com o tempo, muitos acreditam que uma maior conscientização e melhorias e inovações tecnológicas complementares abrirão o caminho para que a BCH sirva como líder em pagamentos em criptomoedas.

O Bitcoin Cash é diferente do Bitcoin?

A Bitcoin Cash é considerada um “garfo” da Bitcoin. Foi criado em 1º de agosto de 2017 depois que os participantes do ecossistema Bitcoin não conseguiram chegar a um acordo sobre métodos para escalonar a criptomoeda.

O principal ponto de disputa foi o ‘tamanho do bloco’, que é relevante para o volume de transações que podem ser processadas por segundo (também conhecido como ‘throughput’). Como as transações consistem em dados, um tamanho de bloco maior permite que mais transações sejam incluídas em cada bloco, resultando em uma maior taxa de transferência.

O protocolo Bitcoin tinha há anos limitado o tamanho de cada bloco a 1MB. Conforme o número de usuários de Bitcoin crescia, a concorrência pelo tamanho limitado do bloco levou gradualmente a taxas de transação mais altas e tempos de liquidação prolongados. Nestas condições, enquanto a Bitcoin manteve sua utilidade para liquidar transações de alto valor e/ou transações onde a velocidade é menos relevante, ela perdeu grande parte de sua utilidade como meio de troca para compras de pequeno valor onde as taxas e o tempo de liquidação são importantes. Em outras palavras, tornou-se menos útil como ‘dinheiro’.

O bitcoin não é um protocolo estático. A integração de mudanças – ou a ‘governança’ da Bitcoin – é um processo quase político baseado em deliberação, persuasão e volição. Em outras palavras, as pessoas decidem o que é Bitcoin.

Diante do desafio de escalonar a Bitcoin, um dos lados sentiu a necessidade de manter blocos de 1MB de tamanho. Eles alegaram que era melhor escalar a Bitcoin ‘fora da cadeia’, ou seja, em uma solução de segunda camada, deixando a camada de base de liquidação ‘na cadeia’ apenas para transações maiores. O outro lado queria aumentar o tamanho do bloco, permitindo mais transações por bloco. Esta atualização instantânea foi vista como um método simples para manter as transações rápidas e confiáveis, e as taxas baixas.

Como a comunidade Bitcoin não conseguiu chegar a um acordo sobre a mudança, o resultado foi um ‘garfo duro’, ou um ponto no tempo em que duas versões de Bitcoin divergiram. A versão que incluía a atualização do tamanho do bloco recebeu o nome Bitcoin Cash (BCH), enquanto a versão inalterada manteve o nome Bitcoin (BTC).