Guia Completo para BitTorrent (BTT)

Guia-Completo-para-BitTorrent

🪙 O que é BitTorrent (BTT)?

BitTorrent é um protocolo P2P para transferência de arquivos grandes através da Internet. Entre os tipos de arquivos, videogames, programas de TV, filmes, programas, documentos e muito mais são transferíveis. O cliente do projeto é chamado μTorrent ou Torrent Classic. μTorrent é utilizado por mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo (170 milhões em seu auge).

Se você quiser comprar BitTorrent (BTT), deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:

ExchangeProcessoVelocidadeFormas de pagamento
binanceMuito fácilMuito rápido (2-3 dias)pagoCOMPRAR
kucoinMuito fácilRápido (2-3 días)pagoCOMPRAR
bit2meFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
huboiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
blockfiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR

💳 O que é um token BTT?

Uma criptomoeda criada para estimular os participantes do sistema a tomar ações úteis e transações de serviço de um rastreador de torrentes. A moeda BTT é lançada com base na ficha criptográfica TRC-10 no topo da cadeia de bloqueio Tron (como a ficha ERC-20 na rede de cadeia de bloqueio Ethereum).

TRON (TRX) é um sistema de cadeia de bloqueios para compartilhar conteúdo. O conteúdo pode variar de arquivos comuns (filmes, programas) a itens como jogos on-line (espadas, animais de estimação, moeda dentro do jogo). Uma característica do TRON é que sua cadeia de bloqueios permite a troca de valores instantaneamente e com uma comissão escassa, portanto, mesmo transações com 10 centavos serão rentáveis.

👥 Quem são os fundadores de BitTorrent (BTT)?

BitTorrent foi inicialmente lançado em 2001 pelos desenvolvedores Brad Cohen e David Harrison. A Fundação Tron, liderada por Justin Sun, adquiriu a Fundação BitTorrent em 2018.

Após a aquisição, o token BTT foi introduzido publicamente pela equipe BitTorrent em 2019 através de uma oferta inicial de moedas (Initial Coin Offering – ICO). A venda emitiu 6% do fornecimento total da BTT pelo equivalente a cerca de US$ 7,2 milhões.

Além da venda de fichas, a BitTorrent alocou fichas para a Fundação TRON, Fundação BitTorrent, gotas de ar, parcerias e para o ecossistema BitTorrent.

💰 Quantas moedas de BitTorrent (BTT) existem em circulação?

O fornecimento total, como indicado em seu whitepaper, é de 990.000.000.000 BTT. 6% desse total estava disponível em uma venda simbólica pública, 2% em uma venda simbólica privada e 9% em uma venda de sementes.

👆 O que torna o BitTorrent (BTT) único?

A criptomoeda BTT serve como a criptomoeda necessária para acessar recursos da rede, com o objetivo de ser a característica central de seu ecossistema.

Por exemplo, ela é a única forma de pagamento que pode ser gasta pelos solicitantes quando estes celebram acordos com os provedores.

Além disso, ao comprar e gastar BTT, os solicitantes também ganham a capacidade de comprar acesso prioritário a downloads de arquivos, bem como serviços computacionais para aumentar a velocidade de um download.

🔧 Como funciona o BitTorrent (BTT)?

Em sua essência, o BitTorrent é um software que conecta as partes que acessam sua rede para computar as solicitações de compartilhamento de arquivos. As transações começam quando um usuário solicita arquivos dos provedores que hospedam os arquivos em seu computador.

Os provedores que hospedam um arquivo os dividem em várias partes. Se os solicitantes desejarem baixar o referido arquivo, eles recebem partes do mesmo arquivo de vários provedores.

A expansão do BitTorrent com o BTT tinha como objetivo torná-lo uma rede mais distribuída, compensando os provedores enquanto aumentava a eficiência do compartilhamento de arquivos grandes para reduzir o impacto do servidor e da rede.

Um solicitante também pode oferecer tokens BTT a um provedor em troca de recursos locais, como largura de banda para receber conteúdo ou armazenamento para backup remoto.

Arquitetura

Enquanto as transações de arquivos do BitTorrent são facilitadas por seu software, a rede conta com a cadeia de bloqueio Tron para manter um registro de todas as transações de BTT.

Uma vez que uma licitação é igualada entre um solicitante e prestadores de serviços, um canal de pagamento é criado na Tron para facilitar os micropagamentos necessários por prestador, com base na parte do arquivo que eles compartilharam.

Após a finalização do serviço, esses micropagamentos são posteriormente agrupados, liquidados e logados na cadeia de bloqueio Tron.

Aplicações Descentralizadas

A rede BitTorrent também aproveita o conjunto de contratos inteligentes da Tron para criar uma variedade de aplicações descentralizadas (dapps) destinadas a melhorar seus serviços.

Entre elas está a BitTorrent Speed, uma dapp que oferece aos solicitantes a capacidade de comprar largura de banda do provedor usando BTT a fim de aumentar a velocidade de download.

Outra dapp popular é o BitTorrent File System (BTFS), um protocolo de armazenamento de arquivos destinado a resolver questões de custo e confiança inerentes a sistemas de armazenamento centralizados. O BTFS funciona de forma semelhante a outras plataformas descentralizadas de armazenamento em nuvem como Filecoin, Siacoin e Storj, cada qual com diferentes capacidades técnicas.