Guia Completo para EOS (EOS)

Guia-completo-para-EOS

🪙 O que é EOS?

EOS é uma plataforma de cadeia de bloqueio para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas (dapps), semelhante ao Ethereum em função. Na verdade, os partidários o apelidaram de Ethereum killer. Ele facilita o desenvolvimento do dapp, fornecendo um conjunto de serviços e funções semelhantes aos do sistema operacional que o dapps pode utilizar.

A idéia por trás do EOS é reunir as melhores características e promessas das várias tecnologias inteligentes de contrato por aí (por exemplo, segurança do Bitcoin, suporte informático do Ethereum). Simplificando, a comunidade EOS está trabalhando para fornecer uma plataforma dapp simples de usar, massivamente escalável para o usuário cotidiano.

Se você quiser comprar EOS, deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:

ExchangeProcessoVelocidadeFormas de pagamento
binanceMuito fácilMuito rápido (2-3 dias)pagoCOMPRAR
kucoinMuito fácilRápido (2-3 días)pagoCOMPRAR
bit2meFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
huboiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
blockfiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR

👥 Quem são os fundadores de EOS?

Fundada em 2017 por Dan Larimer e Brenden Blumer, Block.One é a empresa privada que desenvolveu o EOS protocolo. Larimer é um nome notável entre os desenvolvedores de blockchain. Além do EOS, ele arquitetou o primeiro intercâmbio descentralizado, BitShares, e a primeira rede de mídia social criptográfica, Steemit.

Como Chefe de Tecnologia do Block.one, Larimer é o arquiteto líder por trás do software EOS. Ele também é conhecido por ter criado o mecanismo de consenso de prova de participação delegada (DPoS) usado na operação da cadeia de bloqueio EOS.

💰 Quantas moedas de EOS existem em circulação?

Há 936 milhões de moedas EOS em circulação no momento da redação, e um fornecimento total de 1,02 bilhões de tokens.

👆 O que torna o EOS único?

O EOS é visto como um concorrente direto do Ethereum, com ambições de ser maior, melhor e mais rápido. Especialmente mais rápido: enquanto o Ethereum supostamente pode lidar com 15 transações por segundo, a EOS está visando milhões de transações por segundo. Note que este é um objetivo, não uma realidade.

Com o tamanho do ecossistema DApps aumentando a cada dia nas redes da cadeia de bloqueio, a disponibilidade limitada de recursos é uma questão importante. A EOS tenta resolver estes problemas oferecendo mais escalabilidade, flexibilidade e usabilidade através de seu mecanismo único.

🔧 Como funciona o EOS?

A cadeia de bloqueio EOS é projetada para imitar o desempenho de um computador real, e o próprio software utiliza alguns conceitos de computação familiar em suas operações.

Por exemplo, existem três tipos de recursos que alimentam a cadeia de bloqueios EOS.

Estes são:

  • Largura de banda (Disco) – necessária para o retransmissão de informações através da rede
  • Computação (CPU) – o poder de processamento necessário para executar um dapp
  • Armazenamento do Estado (RAM) – utilizado para armazenar dados em sua cadeia de bloqueio

O EOS é necessário para adquirir todos esses três recursos no EOS, o que significa que os desenvolvedores devem comprar o EOS para executar os dapps que lançam.

Notavelmente, os dapps construídos em EOS não exigem que os usuários paguem pelas transações, tornando o EOS livre para transferência para usuários dapp. Estes custos não desaparecem no EOS, no entanto, eles são simplesmente repassados aos desenvolvedores dapp que devem pagar pelos recursos da rede.

Comprovante de compra delegada (DPoS)

Para garantir sua cadeia de bloqueio, a EOSIO utiliza um sistema chamado prova de aceitação delegada (DPoS).

O DPoS usa um sistema de votação e reputação em tempo real para decidir quem pode criar o próximo bloco em sua cadeia de bloqueios. Isto significa que qualquer pessoa que possua EOS pode ajudar a operar a rede, porém, quanto mais fichas você possuir, maior a probabilidade de ser escolhido pelo software.

Cada token EOS pode ser bloqueado, ou “apostado”, para representar um voto que pode ser usado para apoiar o desenvolvimento da plataforma.

Governança

A EOS adota uma abordagem mais ativa de governança, com recursos que permitem a seus usuários votar e tomar decisões para alterar as regras do software.

Possuir EOS dá a um usuário a capacidade de votar em decisões, e bloquear produtores são responsáveis pela execução de decisões que são aprovadas. Ambos os grupos podem votar para alterar a “Constituição EOS”, um documento governante que codifica as regras entre todos os usuários da EOS.

Isto dá aos produtores de blocos EOS amplos poderes sobre os usuários da rede.

Como exemplo, os produtores de blocos EOS têm a capacidade de congelar contas. (O congelamento de uma conta requer apenas 15 dos 21 produtores de blocos EOS a votar para bloquear fundos).

Isto levou a críticas de que o projeto da cadeia de bloqueio EOS poderia se tornar vítima de controle centralizado e abusos.