Guia Completo para Ethereum Classic (ETC)

🪙 O que é Ethereum Classic (ETC)?

Ethereum Classic é uma plataforma de código aberto, descentralizada, baseada em cadeia de bloqueios e distribuída em criptomoeda que executa contratos inteligentes. Ethereum Classic foi formado em 2016 como resultado de um hack da rede. O Ethereum Blockchain original foi dividido em dois, sendo Ethereum Classic o original e Ethereum o mais novo blockchain.

Baseado no princípio “Código é Lei”, os contratos inteligentes são aplicações digitais autônomas autoexecutáveis, capazes de funcionar por conta própria, conforme programado. Exemplos de tais aplicações incluem caixas automáticos (ATM) e o sistema Bitcoin.

Se você quiser comprar Ethereum Classic (ETC), deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:

ExchangeProcessoVelocidadeFormas de pagamento
binanceMuito fácilMuito rápido (2-3 dias)pagoCOMPRAR
kucoinMuito fácilRápido (2-3 días)pagoCOMPRAR
bit2meFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
huboiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
blockfiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR

👥 Quem são os fundadores de Ethereum Classic (ETC)?

Usando contratos inteligentes, é possível construir uma Organização Autônoma Descentralizada ou DAO sobre Ethereum. Em termos simples, o aparelho de governança e tomada de decisão de uma DAO é codificado e não requer intervenções humanas, por assim dizer.

Em 2016, a empresa alemã Slock.it lançou seu projeto DAO sobre o Ethereum, conhecido como “The DAO”. Enquanto o projeto arrecadou mais de 150 milhões de dólares em fundos de multidão, os hackers exploraram uma lacuna em seu contrato inteligente, roubando 50 milhões de dólares no processo. A fim de restaurar os fundos, a maioria dos usuários do Ethereum – incluindo os fundadores Vitalik Buterin e Gavin Wood – apoiaram uma mudança radical no protocolo de base da cadeia de bloqueio ou um garfo duro. Isto resultou na formação da nova cadeia Ethereum (ETH).

Entretanto, uma seção da comunidade continuou se opondo ao garfo, optando por manter o princípio de “Código é Lei”. Assumindo que as correntes de bloqueio não podem ser dobradas de acordo com os caprichos humanos, elas permaneceram na antiga cadeia e a renomearam como Ethereum Classic (ETC).

Como o Ethereum Classic preserva o antigo código da cadeia de bloqueio Ethereum como era até o ataque do DAO, ele é freqüentemente considerado como o cripto Ethereum “original”.

💰 Quantas moedas de Ethereum Classic (ETC) existem em circulação?

Tem um suprimento circulante de 130.155.418 moedas ETC e um suprimento máximo de 210.700.000 moedas ETC.

? O que torna o Ethereum Classic (ETC) único?

Ethereum Classic utiliza contratos inteligentes contidos em um livro-razão distribuído ou em uma rede de cadeias de bloqueios, oferecendo uma governança descentralizada. Ethereum Classic surgiu como uma versão dividida da Blockchain do Ethereum, como resultado de um hack, a versão mais nova criada foi Ethereum.

🔧 Como funciona o Ethereum Classic (ETC)?

Ethereum Classic facilita a execução de contratos inteligentes, oferecendo o benefício de uma governança descentralizada. Em outras palavras, os contratos podem ser executados sem o envolvimento de terceiros, como um advogado. Contratos inteligentes são semelhantes às declarações do tipo “se”, ou seja, se as ações necessárias dentro do contrato tiverem sido cumpridas, então os parâmetros do contrato que respondem seriam completados. Se os parâmetros do contrato não tiverem sido cumpridos, poderá haver uma penalidade, uma taxa ou o contrato poderá ser anulado, dependendo dos termos estabelecidos no início do contrato.

Por exemplo, em uma transação imobiliária, se o contrato declarasse que um depósito antecipado deveria ser pago em uma determinada data e os fundos não fossem recebidos, então o contrato poderia ser anulado. Os contratos inteligentes estão contidos em um livro-razão distribuído ou em uma rede de blocos. Um razão distribuído é um razão de transações e contratos, que são mantidos e mantidos de forma descentralizada em vários locais.

O acordo entre um comprador e um vendedor é escrito em linhas de código dentro do contrato inteligente, que é auto-executório, dependendo dos termos dentro do contrato. Como resultado, não há necessidade de monitoramento ou censura externa por uma autoridade central, uma vez que o código controla a execução do contrato.

? Ethereum Classic vs Ethereum – Como eles diferem?

Em termos de funcionalidades básicas, ETC e ETH são a mesma coisa. Por exemplo, os desenvolvedores podem usar o código de código aberto para desenvolver e executar suas aplicações descentralizadas (dApps). Eles também podem criar fichas ERC-20 para suas aplicações. Para uma compreensão mais profunda destas capacidades do ETC, leia nosso guia: O que é Ethereum?

Dito isto, o principal fator de diferenciação do Ethereum Classic é sua incompatibilidade com atualizações na cadeia de bloqueio ETH. Por definição, um garfo duro é uma atualização incompatível com o passado. Ao implementar um novo conjunto de regras, a nova cadeia – ao longo de seus usuários (nós) – é completamente cortada da cadeia original. Assim, a cadeia original (Ethereum Classic) não pode acessar nenhuma atualização acontecendo na nova cadeia (Ethereum).

Agora, pode-se perguntar: Qual é a necessidade do ETC então, se ele não pode ser atualizado? Como já mencionado, a base do Ethereum Classic é mais ideológica do que qualquer outra coisa. Sua maior relevância, ou significado, por assim dizer, está na preservação do código Ethereum original e não adulterado. Neste sentido, o ETC serve como um registro histórico inalterado da rede Ethereum.