Guia completo para Ethereum

Guia-completo-para-Ethereum

🪙 O que é Ethereum (ETH)?

Ethereum é uma plataforma descentralizada que é construída com tecnologia de cadeia de bloqueio. A plataforma Ethereum suporta e depende do Ether (também chamado ETH), que é sua criptomoeda nativa e uma das mais conhecidas criptomoedas do mundo ao lado do Bitcoin. Entretanto, o Ethereum é também uma plataforma programável que suporta uma ampla gama de aplicações, não apenas criptomoedas.

Se você quiser comprar Ethereum (ETH), deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:

ExchangeProcessoVelocidadeFormas de pagamento
binanceMuito fácilMuito rápido (2-3 dias)pagoCOMPRAR
kucoinMuito fácilRápido (2-3 días)pagoCOMPRAR
bit2meFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
huboiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
blockfiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR

👥 Quem são os fundadores do Ethereum?

Fundadores-do-Ethereum

O jovem russo chamado Vitalik Buterin começou sua carreira na Internet escrevendo para a BitcoinMagazine. Quando Vitalik se mudou para o Canadá, ele aprendeu mais e mais sobre Bitcoin e Blockchain e viu sua chance de criar uma nova, melhor e melhor moeda criptográfica. Vitalik queria que sua nova moeda utilizasse menos recursos de mineração, e ele queria evitar ter que implementar uma nova cadeia de bloqueio quando você quisesse iniciar uma nova moeda.

Vitalik pensou que seria mais conveniente quando todos implementassem sua própria tecnologia em uma cadeia de bloqueios central. Depois de pensar muito, ele iniciou a plataforma Ethereum em 2013. Ela incluía sua própria moeda criptográfica oficialmente chamada Ether, mas todos dizem apenas Ethereum.

O Ethereum teria as mesmas funções que o Bitcoin, mas consertaria muitas falhas que o Bitcoin tinha. A Vitalik também introduziu os contratos inteligentes integrados a esta segunda geração de criptomoedas. Você pode executar fichas ERC-20 em sua cadeia de bloqueio sem criar sua própria rede de cadeias de bloqueio. Exemplos bem conhecidos destes tokens são Chainlink, Basic Attention Token e 0x.

A primeira listagem do Ethereum foi em 30 de julho de 2015 com um valor de Ether de $0,50. Até então, mais de 72 milhões de ETH já estavam minerados.

👆 O que torna o Ethereum único?

O Ethereum é útil e valioso devido a sua capacidade de ter uma grande variedade de aplicações inteligentes construídas sobre ele, incluindo qualquer coisa, desde contratos financeiros até aplicações de votação e governança. Hoje, a autenticação para estes processos pode levar dias ou até mesmo semanas. Com o Ethereum, a verificação é quase instantânea. À medida que a plataforma cresce, ela pode continuar a mudar a maneira como fazemos negócios e fazemos transações diariamente.

⚙️ Como funciona o Ethereum?

O Ethereum utiliza uma rede pública de blocos para alimentar sua plataforma. É às vezes referido como um supercomputador global, o que pode ser uma forma útil de pensar sobre a plataforma. A tecnologia permite que computadores de todo o mundo trabalhem juntos para alimentar o Ethereum.

Bitcoin e outras criptomoedas utilizam a mesma tecnologia de cadeia de bloqueio descentralizada. Entretanto, a cadeia de bloqueio Bitcoin é usada principalmente para rastrear transações e saldos de contas, o que é feito com um ledger digital. O Ethereum se baseia nesta idéia e permite que as pessoas criem e executem programas em sua rede.

Aqui estão alguns termos e conceitos chave que são importantes para entender como o Ethereum funciona:

  • Os mineiros do Ethereum: Ethereum é alimentado por “mineiros” que montam seus computadores para realizar cálculos complexos que alimentam e protegem a rede. Os mineiros recebem Ether para o uso do poder de processamento de seus computadores.
  • Custos de gás: Gás refere-se a quanto você tem que pagar a um mineiro para adicionar informações à cadeia de bloqueio Ethereum. Pagar mais pode fazer com que sua transação seja processada mais rapidamente.
  • Ether: O Ether é a moeda criptográfica primária e nativa do Ethereum. Existem outras criptomoedas construídas sobre a plataforma Ethereum, mas os mineiros são pagos em Ether.
  • Aplicações descentralizadas: As aplicações que são construídas sobre a rede Ethereum são chamadas aplicações descentralizadas (dapps) porque não são administradas por uma única entidade.

Contratos inteligentes: Um contrato inteligente não é necessariamente um contrato no sentido legal. Em vez disso, é o nome de programas que são armazenados e executados na cadeia de bloqueio Ethereum. As pessoas podem criar e carregar novos contratos inteligentes no Ethereum ou construir novos dapps usando os contratos inteligentes existentes.

Máquina Virtual Ethereum: A Máquina Virtual Ethereum (EVM) é o ambiente que armazena e executa os contratos inteligentes.

O Ethereum também está passando por uma atualização para o Ethereum 2.0, ou Eth2. O novo sistema tentará resolver as preocupações com a velocidade lenta da rede da plataforma atual, as altas taxas de gás e o uso de energia.

Comprando-uma-casa-no-ethereum
Comprando uma casa no Ethereum

🔧 Como funciona o Ether?

O éter, como outras criptomoedas, utiliza um livro razão digital compartilhado onde todas as transações são registradas. É acessível ao público, completamente transparente e muito difícil de mudar após o fato.

Este “livro razão digital” é chamado de blockchain, e é construído através do processo de mineração de dados.

Os mineiros são responsáveis pela verificação de grupos de transações de éteres para formar ‘blocos’ e codificá-los através da resolução de algoritmos complexos. Estes algoritmos podem ser mais ou menos difíceis por sua vez, como uma forma de manter uma certa constância no tempo de processamento dos blocos (cerca de um a cada 14 segundos).

Os novos blocos são então ligados à cadeia de blocos anterior e o mineiro em questão recebe uma recompensa, ou seja, um número fixo de fichas de éteres. Geralmente são 5 unidades de éter, embora este número possa ser reduzido se a moeda criptográfica continuar a subir.

⁉️ Como é calculado o valor do Ethereum?

Você pode estar se perguntando como é calculado o preço do Ethereum, e como em todas as criptomoedas, ele é apoiado pela oferta e demanda. Deixe-me dar-lhe um exemplo que estou certo de que você entenderá. Imagine que você quer vender um quilo de maçãs, aquele quilo que você coloca à venda por 10 euros. Como é normal, não haverá ninguém disposto a pagar tanto por um quilo de maçãs, pelo menos ninguém em seu perfeito juízo.

Mas acontece que você encontra pessoas dispostas a lhe pagar 2 euros por suas maçãs, você percebe isso e decide baixar o preço do quilo para 3 euros, neste caso você encontra compradores, então poderíamos calcular o preço de suas maçãs em cerca de 3 euros. Como você pode ver, estou explicando a lei da oferta e da procura… Pensar que neste momento os preços se baseiam em qualquer outra coisa é uma loucura. É importante que você mantenha estes princípios em mente ao decidir embarcar nesta emocionante jornada de criptomoedas, seja Ethereum, Bitcoin ou o que você desejar.

🙊 Será que o Ethereum alcançará o Bitcoin?

De todas as criptomoedas, o Ether é o único que foi considerado para substituir o bitcoin no topo da pirâmide, embora a capitalização do bitcoin exceda em muito a do éter. Um argumento, para alguns céticos, é que a única função do bitcoin é ser uma moeda, enquanto a principal função do Ether é facilitar contratos inteligentes e DApps. Isto significa que sua reputação como moeda alternativa pode não se materializar.