Tabela de Conteúdos
🪙 O que é Fantom (FTM)?
Fantom é uma plataforma de contrato inteligente descentralizada, sem permissão e de código aberto para aplicações descentralizadas (dApps) e ativos digitais – uma das muitas redes em cadeia de bloqueio construídas para fornecer uma alternativa ao Ethereum. A Fantom blockchain mainnet entrou em funcionamento em dezembro de 2019 e sua arquitetura de rede pretende fornecer uma solução viável para o trilema da cadeia de bloqueio, proporcionando um equilíbrio constante de escalabilidade, segurança e descentralização.
Como outras alternativas Ethereum, a Fantom pretende fornecer mais escalabilidade e custos mais baixos do que a plataforma de contrato inteligente herdada pelo primeiro a ser lançado é capaz de fornecer em sua iteração Ethereum 1.0. A infra-estrutura da Fantom está ligada através de seu mecanismo de consenso Assíncrono Bizantino Tolerante a Falhas (aBFT) Proof-of-Stake (PoS), que mantém a eficiência operacional de toda a rede. A estrutura da rede aBFT é projetada para preservar a segurança da rede ao mesmo tempo em que maximiza a velocidade.
Se você quiser comprar Fantom (FTM), deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:
Exchange | Processo | Velocidade | Formas de pagamento | |
---|---|---|---|---|
![]() | Muito fácil | Muito rápido (2-3 dias) | ![]() | COMPRAR |
![]() | Muito fácil | Rápido (2-3 días) | ![]() | COMPRAR |
![]() | Fácil | Rápido (3-4 dias) | ![]() | COMPRAR |
![]() | Fácil | Rápido (3-4 dias) | ![]() | COMPRAR |
![]() | Fácil | Rápido (3-4 dias) | ![]() | COMPRAR |
👥 Quem são os fundadores de Fantom (FTM)?
A Fundação Fantom foi fundada pelo cientista sul-coreano da computação Dr. Ahn Byung Ik. Atualmente, o CEO da plataforma é Michael Kong.
💰 Quantas moedas de Fantom (FTM) existem em circulação?
O fornecimento total de FTM é de 3,175 bilhões de fichas, das quais 2.134.638.448 FTM estão atualmente em circulação. O restante será liberado de acordo com um cronograma que vai até 2023.
👆 O que torna o Fantom (FTM) único?
O nascimento da Bitcoin em 2009 representou um grande passo em frente na tecnologia e um novo passo em direção a uma sociedade mais eficiente. Entretanto, a Bitcoin não foi construída à escala, e seu mecanismo de consenso – o motor que alimenta a cadeia de bloqueio – é limitado pelo design.
As soluções atuais fazem concessões entre três componentes: escalabilidade, segurança e descentralização. Isto é conhecido como o trilêmma da cadeia de bloqueio.
Bitcoin, por exemplo, concentra-se na descentralização e segurança, o que o torna menos adequado para qualquer tipo de transação que exija rapidez e confirmação rápida, como pagamentos diários, transferência de dados, negociação de ativos ou outras transações nas quais consumidores e empresas confiam no dia-a-dia.
Especialmente o sistema financeiro herdado, desde os processos que acontecem no back-end até as soluções voltadas para o consumidor, exige alto rendimento e rapidez de finalização.
A descentralização destes serviços em escala, ao mesmo tempo em que proporciona segurança de grau de banco, representa um desafio para toda a indústria da cadeia de bloqueio.
Fantom enfrenta o problema no centro: seu mecanismo de consenso de alta velocidade, Lachesis, permite que os ativos digitais operem a uma velocidade sem precedentes e proporciona melhorias dramáticas em relação aos sistemas atuais.
Ao contrário de outras soluções, Fantom não sacrifica a segurança e a descentralização em favor da escalabilidade.
De fato, as vantagens trazidas pela Fantom não são meramente puro desempenho; sua arquitetura modular permite a total customização de correntes de bloqueio para ativos digitais, com diferentes características adaptadas ao seu caso de uso.
A Fantom também oferece níveis excepcionalmente altos de segurança ao utilizar um protocolo de prova de tomada sem líderes para proteger a rede.
O consenso aBFT da Fantom, chamado Lachesis, é capaz de escalar para muitos nós ao redor do mundo em um ambiente aberto e sem permissões, proporcionando um bom grau de descentralização. Ele não utiliza o Delegated Proof of Stake, e não tem o conceito de “Masternodes”.
⚙ Para que é utilizado o FTM?
Segurança da rede
A principal utilidade do token FTM em Fantom é proteger a rede através de um sistema de prova de compra.
Para participar, os nós validadores precisam ter um mínimo de 3.175.000 FTM, e os stakers precisam trancar seu FTM. Em troca do serviço, tanto os nós quanto os stakers são recompensados com recompensas e taxas de época.
Além de evitar a centralização, o sistema também é ambientalmente amigável.
Pagamentos
O token FTM é ideal para enviar e receber pagamentos graças ao alto rendimento da rede Fantom, à rapidez de finalização e às baixas taxas. Em Fantom, as transferências de dinheiro demoram cerca de 1 segundo e custam cerca de $0,0000001. Sim, isso é um monte de zeros líderes.
Governança na cadeia
O FTM é necessário para a governança na cadeia. Como Fantom é um ecossistema descentralizado totalmente sem permissão e sem líderes, qualquer decisão relativa à rede é realizada pela governança na cadeia. Com a governança, os stakers podem propor e votar por mudanças e melhorias. FTM é o símbolo de governança necessário para participar do processo de votação.
Taxas da rede
O FTM é usado para taxas de rede, tais como taxas de transação e taxas para implantar contratos inteligentes ou para criar novas redes.
Sem uma barreira mínima, a rede seria um alvo fácil para spam, dificultando o desempenho e preenchendo o livro razão com informações inúteis.
Em Fantom, as taxas são muito baratas, mas suficientes para tornar extremamente caro para um ator malicioso a realização de um ataque.
🔧 Como funciona o Fantom (FTM)?
Fantom é modular
Lachesis representa uma camada, o consenso, da pilha de tecnologia da cadeia de bloqueio e pode ser conectado a qualquer livro-razão distribuído.
Lachesis potencializa o desdobramento da Mainnet Opera de Fantom, que utiliza a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e é compatível com Ethereum.
A modularidade torna a Fantom excepcionalmente flexível. Os desenvolvedores podem portar suas dApps baseadas em Ethereum existentes na mainnet Fantom Opera em questão de minutos, atualizando substancialmente o desempenho e baixando os custos.
Fantom é escalável
Cada rede construída sobre Fantom é independente uma da outra. Seu desempenho e estabilidade não são afetados pelo tráfego ou pelo congestionamento.
A primeira geração de plataformas da cadeia de bloqueio (Ethereum e afins) abriu as portas para contratos inteligentes, instruções de lógica condicional que permitem a execução de aplicações na cadeia de bloqueio.
Entretanto, com dApps mais complexos e/ou com o aumento dos usuários, toda a rede se torna mais lenta. Isto acontece porque todos os dApps utilizam a mesma infra-estrutura. É semelhante a executar múltiplas aplicações em um computador: em algum momento o computador se engasga e começa a responder muito lentamente ou até mesmo a pendurar completamente.
Fantom resolveu o problema de escalabilidade dando a cada aplicação sua própria cadeia de bloqueio, de forma semelhante a executar cada aplicação em computadores diferentes que fazem parte da mesma rede.
Cada blockchain é independente um do outro e pode ter tokens personalizados, tokenomics e regras de governança. Entretanto, estando todos conectados ao Lachesis, o consenso uber-fast aBFT de Fantom, todas as cadeias de bloqueio podem interagir entre si e se beneficiar da velocidade e segurança da tecnologia subjacente.
Cada rede é completamente personalizável de acordo com o uso específico.
Se pensarmos no Ethereum como um computador descentralizado, Fantom é uma rede feita de um número potencialmente infinito de computadores descentralizados. Todos eles compartilham a mesma lógica, mas são completamente independentes uns dos outros. No entanto, eles podem se comunicar facilmente uns com os outros.
Em outras palavras, Fantom é uma rede de redes.
Fantom é segura e ecologicamente correta
O Fantom é garantido pelo Comprovante de Consumo. Ao contrário da Prova de Esforço, utilizada pela Bitcoin e Ethereum, a Prova de Esforço impede a centralização e economiza eletricidade.
A Lachesis pode fornecer segurança de grau institucional para redes distribuídas. Fantom oferece finalidade absoluta, o que significa que as transações nunca podem ser revertidas como em redes com finalidade probabilística.
O mecanismo de consenso também pode escalar para centenas de nós, aumentando a descentralização e, portanto, a segurança.
Finalmente, a Lachesis não tem líderes. Ao remover os líderes, a segurança não depende de um pequeno conjunto de atores.
Fantom está aberto
Fantom é de código-fonte aberto
Nossas equipes estão comprometidas em criar blocos de construção para que qualquer pessoa possa usar e personalizar de acordo com suas necessidades. Nosso objetivo é incessantemente a alta transparência em relação ao nosso trabalho. Com base nestes princípios, nosso código é de código aberto e está disponível no Github.
Fantom é open-participation (participação aberta)
Fantom está sem permissão. Qualquer pessoa pode operar um nó.
Na Cadeia de Ópera de Fantom, um número praticamente ilimitado de nós validadores pode participar na segurança da rede, desde que mantenham um mínimo de 1.000.000 FTM em jogo.
Se você possui quantidades menores do token ou não é um especialista em executar sistemas distribuídos, você ainda pode participar da segurança da rede.
Você pode delegar um mínimo de 1 FTM a um nó validador, e ser recompensado.