Guia Completo para Kusama (KSM)

Guia-completo-para-Kusama

🪙 O que é Kusama (KSM)?

Kusama é uma versão experimental de seu mais conhecido “primo” Polkadot criada para testar e aperfeiçoar as funcionalidades de escalabilidade e interoperabilidade antes de implantá-las na rede Polkadot. Kusama, com suas baixas barreiras à entrada, atende a projetos em estágio inicial com idéias inovadoras e experimentais.

Se você quiser comprar Kusama (KSM), deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:

ExchangeProcessoVelocidadeFormas de pagamento
binanceMuito fácilMuito rápido (2-3 dias)pagoCOMPRAR
kucoinMuito fácilRápido (2-3 días)pagoCOMPRAR
bit2meFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
huboiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
blockfiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR

👥 Quem são os fundadores de Kusama (KSM)?

Kusama foi fundada em 2016 pelos criadores de Polkadot, Gavin Wood (um co-fundador do Ethereum), Peter Czaban e Robert Habermeier.

O histórico de Wood é notável, pois ele inventou Solidity, a linguagem usada pelos desenvolvedores para escrever aplicações descentralizadas (dapps) sobre o Ethereum. Ele também foi o primeiro CTO da Fundação Ethereum, e foi anteriormente um cientista pesquisador na Microsoft.

Wood fundou uma empresa chamada Parity Technologies em 2015 que mantém Substrate, uma estrutura de desenvolvimento de software usada por desenvolvedores Kusama que desejam criar parachains.

A Wood também é presidente da Fundação Web3, a organização sem fins lucrativos que realizou as vendas simbólicas da Polkadot, arrecadando cerca de 200 milhões de dólares dos investidores no processo.

💰 Quantas moedas de Kusama (KSM) existem em circulação?

A partir de novembro de 2020, Kusama tem um fornecimento circulante de 8,47 milhões de tokens, e um fornecimento total de 10 milhões de fichas. Ao contrário de algumas outras correntes de bloqueio, este fornecimento máximo não é fixo. Em vez disso, ela aumenta a uma taxa de inflação de 10% ao ano.

👆 O que torna o Kusama (KSM) único?

A criptomoeda KSM desempenha um papel fundamental na manutenção e operação da rede Kusama.

Ao possuir e apostar no KSM, os usuários ganham a capacidade de votar nas atualizações da rede, sendo cada voto proporcional à quantidade de criptomoeda do KSM que eles apostam.

Kusama recompensa esses usuários com KSM recém cunhado com base no número de fichas que eles estão apostando, com validadores e nominadores recebendo recompensas.

No entanto, para os investidores, é importante notar que não há um limite máximo de fornecimento de KSM. Ao contrário, espera-se que novos tokens do KSM sejam liberados perpetuamente, a uma taxa de inflação pré-determinada.

🔧 Como funciona o Kusama (KSM)?

A rede Kusama permite a criação de dois tipos de correntes de bloqueio.

  • A Cadeia de Relés – A principal cadeia de blocos de Kusama, esta rede é onde as transações são finalizadas. Para alcançar uma maior velocidade, a cadeia de relé separa a adição de novas transações do ato de validar essas transações.
  • Parachains – Parachains são correntes de bloqueio personalizadas que utilizam os recursos computacionais da cadeia de revezamento para confirmar que as transações são precisas.A cadeia de revezamento

Para manter sua rede de acordo sobre o estado do sistema, a Cadeia de Relés de Kusama utiliza uma variação no consenso da prova de participação (PdS) chamada prova de participação nomeada (NPoS).

Este sistema permite que qualquer pessoa que aposte na KSM, bloqueando a criptomoeda em um contrato especial, desempenhe uma ou mais das seguintes funções necessárias para sua operação:

  • Validadores – Validar dados em blocos de parachain. Eles também participam do consenso e votam sobre as mudanças propostas para a rede.
  • Nominadores – Proteger a cadeia de relés selecionando validadores confiáveis. Os nominadores delegam seus tokens KSM apostados aos validadores e, assim, alocam seus votos a eles.

Os usuários que apostam no KSM e desempenham essas funções também são elegíveis para receber recompensas do KSM.

Governança do Kusama

Três tipos de usuários Kusama podem influenciar o desenvolvimento do software.

Estes incluem:

  • A Câmara de Referendo – Qualquer pessoa que comprar fichas KSM pode propor mudanças na rede e aprovar ou rejeitar grandes mudanças propostas por outros.
  • O Conselho – Eleitos pelos titulares do KSM, os membros do conselho são responsáveis por propor mudanças e determinar quais mudanças propostas pelos titulares do KSM são feitas no software. O Conselho sobre Kusama começou com sete cadeiras, mas tem a intenção de aumentar à medida que o interesse da comunidade cresce
  • O Comitê Técnico – Composto de equipes ativamente construindo Kusama, este grupo pode fazer propostas especiais no caso de uma emergência. Os membros do comitê técnico são votados pelos membros do Conselho.

A diferença entre Kusama e Polkadot

Kusama é marcado como uma “rede canária” para a cadeia de bloqueios Polkadot, o que significa que ela fornece liberação antecipada de código que não é auditada e está disponível antes de ser lançada no Polkadot.

A primeira diferença chave entre as duas redes é a velocidade do sistema de governança. Em Kusama, são necessários sete dias para votar em um referendo e oito dias para implementar mudanças após as votações, em comparação com um mês para cada uma delas no Polkadot.

Em segundo lugar, tornar-se um validador em Kusama é muito mais fácil, uma vez que os requisitos mínimos de estaqueamento são mais baixos do que em Polkadot.

É importante ter em mente que Kusama é uma cadeia de bloqueio para a experimentação, e que ela abre mão da estabilidade e da segurança para aumentar a velocidade da rede.