Guia Completo para XRP

Guia-completo-para-XRP

🪙 O que é XRP?

Para falar sobre o XRP, a primeira coisa a fazer é falar sobre o que é Ripple e sua relação com o XRP. Devemos começar esclarecendo que Ripple e XRP não são a mesma coisa. Embora na maioria das vezes muitas pessoas se refiram a elas como uma e a mesma coisa. O Ripple, por outro lado, é uma plataforma de software livre e de código aberto projetada e criada para tornar as transações internacionais mais simples, rápidas e baratas.

XRP ou XRP Ledger é a moeda que representa esta rede. Esta moeda serve como meio de acesso a todas aquelas pessoas que desejam usar esta plataforma para gerar sua própria moeda, através do portal Ripple.net. Podemos defini-la como um “token” ou tipo de criptomoeda centralizada criada a fim de resolver um problema recorrente para bancos e instituições financeiras em todos os lugares. Tudo isso com o objetivo de representar o sistema de transferências internacionais de uma forma mais rápida.

Se você quiser comprar XRP, deixamos uma lista de troca onde você pode fazer isso:

ExchangeProcessoVelocidadeFormas de pagamento
binanceMuito fácilMuito rápido (2-3 dias)pagoCOMPRAR
kucoinMuito fácilRápido (2-3 días)pagoCOMPRAR
bit2meFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
huboiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR
blockfiFácilRápido (3-4 dias)pagoCOMPRAR

👥 Quem são os fundadores de XRP?

Fundadores-do-XRP

A Ripple é uma empresa que utiliza a Blockchain para criar transações financeiras internacionais. Eles têm sua própria moeda chamada XRP e graças ao sucesso do bitcoin e ao interesse em outras bitcoins como forma de especulação, eles acabam de se tornar novos bilionários.

Chris Larsen é o ex-CEO da Ripple, posição que deixou em 2016, e um novo bilionário devido ao aumento do preço da Ripple. Segundo a Forbes, ele tem 5,19 bilhões de XRP e uma participação de 17% na empresa. Isto se traduz em 37,3 bilhões de dólares.

O outro fundador da Ripple é Brad Garlinghouse, que tem 6,3% da empresa e um número não identificado de XRP. A estimativa é de que ele tem uma fortuna avaliada em cerca de US$ 9,5 bilhões.

Um terceiro fundador da Ripple, Jed McCeleb, deixou a empresa em 2013, mas fechou um acordo para manter a XRP. No total, 5,3 bilhões de XRP.

👆 O que torna o XRP único?

A moeda digital, XRP, atua como uma moeda ponte para outras moedas. Não discrimina entre qualquer moeda fiat/cryptocurrency, o que facilita a troca de qualquer moeda por outra. Cada moeda no ecossistema tem seu próprio gateway, por exemplo, CADBluzelle, BTCbitstamp, e USDsnapswap. Se David quisesse moedas de bitcoins como pagamento pelos serviços prestados a Lawrence, Lawrence não precisa necessariamente estar na posse de nenhuma moeda de bitcoins. Ele pode enviar o pagamento para sua porta de entrada em dólares canadenses (CAD), e David pode receber bitcoins de sua porta de entrada. Um gateway não é necessário para iniciar uma transação completa; vários gateways podem ser usados, formando uma cadeia de confiança que se espalha entre os usuários.

Manter saldos com um gateway expõe o usuário ao risco de contraparte, um risco que também está presente no sistema bancário tradicional. Se o portal não honrar sua responsabilidade, o usuário pode perder o valor de seu dinheiro retido naquele portal. Os usuários que não confiam em um portal podem, portanto, fazer transações com um portal confiável que, por sua vez, lida com o portal “não confiável”. Desta forma, o IOU será transacionado através do gateway confiável, ou certificado como credível. O risco de contrapartida não se aplica a bitcoins (e à maioria das altcoins), já que a bitcoin de um usuário não é o IOU ou responsabilidade de outro usuário.

🔧 Como funciona o XRP?

O protocolo Ripple se baseia em um banco de dados público. Este banco de dados contém um registro de todos os saldos de contas dos membros da rede. Qualquer pessoa pode ver este registro, ou seja, as revisões e débitos de contas individuais também podem ser rastreados de forma transparente.

Se um cliente bancário desejar transferir dinheiro de um banco para outro dentro da rede Ripple, todos os participantes da rede devem confirmar esta transação. Desta forma, se houver uma mudança em uma conta, por exemplo, porque a pessoa “X” quer transferir dinheiro para a pessoa “Y”, um acordo é alcançado por meio de um chamado procedimento de consenso. Em que bancos e empresas participantes da rede Ripple devem confirmar todas as transações. Este processo de acordo ocorre a cada 2 a 5 segundos. E permite que o dinheiro seja transferido quase imediatamente, independentemente da localização geográfica e sem um escritório administrativo central.

Do exposto acima, podemos deduzir que as chaves para sua operação estão na velocidade, segurança e confiança que suas transações proporcionam. As transações são baseadas em consenso distribuído através de uma rede de servidores que são responsáveis por validar se são válidas e autênticas ou se são aprovadas ou não. Isto é feito quase instantaneamente e sem a necessidade de mediação por qualquer tipo de poder centralizado. Ele consegue permanecer mais confiável e mais rápido do que muitos sistemas.